Na quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas e termina na quinta-feira (até a Missa da Ceia do Senhor) da Semana Santa, os católicos realizam a preparação para a Páscoa. O período é reservado para a reflexão, a conversão espiritual. Ou seja, o católico deve se aproximar de Deus visando o crescimento espiritual. Os fiéis são convidados a fazerem uma comparação entre suas vidas e a mensagem cristã expressa nos Evangelhos. Esta comparação significa um recomeço, um renascimento para as questões espirituais e de crescimento pessoal. O cristão deve intensificar a prática dos princípios essenciais de sua fé com o objetivo de ser uma pessoa melhor e proporcionar o bem para os demais. Essencialmente, o período é um retiro espiritual voltado à reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, Ressuscitado no Domingo de Páscoa. Assim, retomando questões espirituais, simbolicamente o cristão está renascendo, como Cristo. Todas as religiões têm períodos voltados à reflexão, eles fazem parte da disciplina religiosa. A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência.
quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009
Terça - Feira - 4º dia do Retiro
"Os justos, porém exultam e se rejubilam em sua presença, e transbordam de alegria" (Salmo 67,4)
Quando estamos na presença de Jesus o nosso coração se exalta glorificando a Deus, pois só com Jesus conseguimos ter uma alegria verdadeira e concreta, que não passa. Nossas forças são renovadas assim com a dos justos, afinal buscamos a Deus e sua justiça e a Ele conseguimos servir trasbordando de alegria.
Pauliane - fase do discipulado - Comunidade Obra de Maria
Pregação de Fabiana - Espírito Santo
terça-feira, 24 de fevereiro de 2009
3º dia - Flashes do Retiro nesta Segunda
Pregação - A Fé que gera Conversão
Trecho da Pregação: Fé e Conversão
"Não pretendo dizer que já alcancei a meta e cheguei a perfeição. Não. Mas eu me empenho em conquistá-la, uma vez também fui conquistado por Jesus Cristo"
Caminhamos rumo ao Céu na certeza de que ainda não conseguimos alcançar a meta, mas nos esforçamos dia após dia unidos a misericórdia divina que se compadecendo de nós nos impulsiona a acreditarmos que com Deus o Céu é possível.
Vemos o Céu com os olhos da fé, vivenciando- o na Terra em meio as lutas, desafios, superando diariamente nossos proprios limites abraçando a vontade de Deus em resposta ao chamado de Servimos ao Senhor de todas as formas com Alegria. Assim somos felizes na certeza de que realizando os sonhos de Desu um dia encontraremos face a face e viveremos com Ele a felicidade Plena. Porque para Deus nada é impossível!!!!
Yolanda
Membro Consagrada
Comunidade Obra de Maria
Momentos da Adoração - Segunda pela Manhã
Obs: Essa foto foi tirada aproximadamente 5s após a foto acima, praticamente no mesmo instante, e inexplicavelmente o lugar se encheu de uma poderosa luz, ao ponto de desaparecerem o Santíssimo e o teto do auditório do CSJ.
Trecho da Pregação: Salvação em Jesus Cristo
Pregação: Salvação em Jesus Cristo
Trecho da Pregação: Salvação em Jesus Cristo
Gên 3,19 : O pecado entra na humanidade como consequência da desobediência do homem para com Deus, o Senhor que no princípio passeava com o homem no jardim, representando o vínculo da intimidade com a humanidade, o reprova pelo seu ato. Em Gên 3,23: Expulso do Éden pela força do pecado, quebra seu vínculo com Deus.
O Concílio de Trento nos fala: o pecado não nos vem por intimação, mas por propagação e assim toda a humanidade conheceu a culpa. A necessidade da humanidade de ser remida de sua culpa, de atar os laços quebrados com Deus são manifestas em Gên 22,78: O Cordeiro para a expiação dos pecados, o Cordeiro cujo o sangue derramado purifica de toda a culpa.
O Concílio de Trento nos fala: o pecado não nos vem por intimação, mas por propagação e assim toda a humanidade conheceu a culpa. A necessidade da humanidade de ser remida de sua culpa, de atar os laços quebrados com Deus são manifestas em Gên 22,78: O Cordeiro para a expiação dos pecados, o Cordeiro cujo o sangue derramado purifica de toda a culpa.
O sangue do Cordeiro purifica de toda a culpa, se ao menos respingar as vestes, estãs são purificadas. João nos diz: "Este é o Cordeiro de Deus que tira todo o pecado do mundo", Jesus Cristo é a vítima perfeita, o Deus que se encarna e se deixa imolar como sacrifício perfeito de expiação pelas nossas culpas.
Romanos 5,12-20: O sangue de Jesus purifica-nos, retirando toda a nossa culpa, mas não somente as nossas culpas passadas, mas todo o pecado que nos veio por propagação, pela história dos nossos antepassados. Muitas vezes não compreendemos o porque de certas tendências que possuímos, o porque de nossas fraquezas para certos pecados. Há pessoas que tem tendencia maiores ao alcolismo que outras, também o nosso pecado possui rapizes passadas. Mas se o respingar do Sangue do Cordeiro purificava e tornava santa as vestes, o Sangue de Jesus que é derramado sobre nós tem poder para santificar as nossas heranças genéticas, hereditárias e negativas wue surtem efeitos sobre nós. Também pela nossa remissão no sangue de Jesus tudo o que tocamos se santifica, assim também nossa casa será santificada.
Sendo pois, Deus aquele que transcede o tempo, também aqueles parentes falecidos que por seu pecado, na propagação tem efeito em nós podem e são também todos tocados pelo sangue de Jesus. A Saalvação já nos foi concedida, bastamos aceitá-la.
Que o sangue de Jesus Salvador nos liberte e purifique de toda a culpa!!! Amém.
Rafaela Santos
Membro Consagrada
Comunidade Obra de Maria
Dinâmica que aconteceu após a pregação de Rafaela
segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009
Domingo - 2º dia do Retiro de Carnaval
"O Deus da esperança vos encha de toda a alegria e de toda paz na vossa fé, para que pela virtude do Espírito Santo transbordeis de esperança" (Romanos 15,13)
Pensei em mil formas de começar esse texto, gastei folhas e mais folhas. Então cheguei a conclusão que devo me expressar sendo verdadeiro, de uma forma só minha. Percebo que quando em nossa vida buscamos a verdade, tudo flue de forma simples e nova. Sou testemunha disso. Quando fazemos algo para agradar a alguém, ou simplesmente porque não temos outra opção, então não somos verdadeiros, mas sim, estamos inutilizando nossa capacidade de encontrar, de criar, de sermos o que somos.
Quero ir agora ao ponto que desde o início quero chegar: a Alegria em Deus. Qual é a diferença entre a alegria sem Deus e a alegria com Deus? Essa é uma pergunta fácil e difícil de responder. Quantas vezes buscando maneiras de sermos felizes e o que encontramos é aquilo que não nos satisfaz. A alegria sem Deus não é verdadeira, por que na verdade quando essa "alegria" se manifesta ela só dura por alguns momentos, e ela é extremamente dependente dos olhos dos outros. O carnaval é um tempo de festa, mas nem todos sabem realmente viver e encontrar a essência da alegria em sua forma de festejar. A indecência de tantos em suas roupas, em seu palavriado, não é alegria, na verdade é uma forma do coração gritar "Olhe para mim, Eu sou feliz". Pergunto a você: ser feliz é causar desordem e viver pregando a malícia? Eu afirmo com sinceridade que não. Viver como todo mundo vive, fazer o que todo mundo faz, se vestir como a maioria... isso é ser verdadeiro? Julgo que não, visto os pontos que já falei acima.Ter a capacidade de se encontar, de criar, de ser realmete o que se é, está totalmente voltado a alegria de Deus. Essa alegria preenche o coração e não muda, a não ser que você mesmo deixe de procurá-la. Só em Deus temos a esperança de acordarmos a cada manhã e ser o que realmente somos; sua imagem e semelhança, criados para o seu louvor.
Estamos aqui em São Paulo do Potengi vivendo esse Retiro de Carnaval que tem o tema: "Jesus, alegria que não passa"e porque não passa? Porque Jesus é a nossa esperança, nossa alegria. Eu não posso descrevercomo é a alegria em Deus pra alguém que ainda não viveu essa experiência. Dou um exemplo: Como você explicar a um cego que o céu é azul? Como explicar o azul? Não é possível! Como antes em minha vida gastei oportunidade de ser feliz e não conseguia, até que deixei de viver minha verdades, enxerguei a verdade que é o próprio Deus. Convido você a experimentar esse novo sabor, esse novo jeito de viver. Sou jovem e na minha vida sempre busquei novidades e desafios. A melhor novidade foi Deus e o desafio é a paz inquieta do Senhor. Viver o carnaval com Jesus é viver essa esperança, é encontrar um novo caminho. Deus te dá oportunidade. O motivo pelo qual você está lendo esse texto ate o fim é porque essa é a sua oportunidade. Para que esse texto estivesse assim, tive que rabiscá-los muitas vezes... Viver pra Jesus é a mesma coisa. Escrever sua história não será fácil, houverão quedas, mas Jesus te dará a oportunidade de reescrever e acertar. Viva sua alegria com Jesus!!! Seja verdadeiro.
João Emanuel - pre -discípulo
Comunidade Obra de Maria
Flashes do Encontro no Domingo
Pregação - O amor verdadeiro de Deus
Trecho da Pregação: O amor Verdadeiro de Deus
Deus me ama independente das minhas ações ou da minha correspondência para com Ele. Agora para que o meu amor seja perfeito com Ele é preciso que eu pense na vida dos outros sempre construindo o que há de melhor. É desse jeito que irei aperfeiçoando o meu amor por Ele. Como diz no livro de João: Como possar amar a Deus se não amo meu irmão. Eu não posso ser uma pessoa na igreja e dentro de casa ser outra, não. O desafio de ser cristão é fazer a diferença na prática da convivência. Precisamos mergulhar no amor de DEUS para que possamos ver o mundo e os outros de outra forma, ou seja, encontrando Deus neles.
Paulo Xavier - Membro Consagrado (Comunidade Obra de Maria)
Pregação - Pecado
Dinâmica sobre o Pecado
Trecho da Pregação : O Pecado
Deus criou todas as coisas e viu que tudo era muito bom, criou o homem e a mulher: "Eles serão uma só carne". Havia uma harmonia entre Adão e Eva, eles eram felizes, "estavam nus e não se envergonhavam" (Gen 2,25). Uma criança pequena não sente vergonha de de tirar a roupa na frente dos outros, porque não tem vergonha? Por que não tem maldade em seu coração, em seu coração só existe pureza.
Quando eles comem do fruto imediatamente os olhos se abriram e eles percebem que estão nús e ainda se escondem da presença de Deus, ou seja, o pecado mostra a nudez, mostra o afastamento do homem da intimidade com Deus, nos faz envergonharmos do que somos. Quantos vezes nos encontramos assim? Quantas vezes nos deparamos culpando os outros por nossas faltas e pecados? Quando Deus pergunta a Adão se ele haveria de ter comido o fruto proibido, ele responde: "A mulher que colocaste ao meu lado apresentou-me o fruto e eu comi". Precisamos reconhecer que nós temos escolhas e somos responsáveis por elas, somos responsáveis por pecar ou não.
Em Romanos 3,23 nos diz: Com efeito, todos pecaram e estão privados da glória de Deus. Pelo pecado original nós herdamos também o pecado por isso. São Paulo diz no mesmo versículo: "e somos justificados gratuitamente por sua graça". A graça da redenção que nos foi dada através de Jesus Cristo. Foi o alto preço que Jesus pagou na cruz, por cada um de nós, é a sua Misericórdia derramada sobre cadsa um de nós, mas para que recebamos essa graça é preciso arrepender-se dos pecados.
O reconhecimeto do pecado nos leva ao mais profundo do coração de Deus. Quando nos abrimos a Deus, Ele age e as sua promessas são verdadeiramente realizadas em nossas vidas. Essa é a promessa de Deus para nós hoje. Ele é fiel e Justo, por isso acredite que apesar de todas as nossas misérias, pecados e chagas, o amor e a misericórdia de Deus é maior. Onde abundou o pecado super abundou a graça de Deus. Coloque sua vida diante de Deus e deixe que ele quebre as estruturas do pecado, deixe o Senhor sarar todas as suas feridas e entrar na tua casa. E diga sempre ao Senhor: Jesus, não mereço, mas preciso da tua presença em minha vida.
Diga sempre: Jesus, eu confio em vós!
Juciara
Membro Consagrada -
Comunidade Obra de Maria.
Santa Missa
Assinar:
Postagens (Atom)