quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Quem merece seu voto?



Esta pergunta é, sem dúvida, um grande desafio posto a cada cidadão às vésperas das eleições deste ano. Isso, porque esta resposta não deve ser construída, simplesmente, com a força e o discurso do mais sofisticado marketing pautado na propaganda eleitoral que incorporou aquele tom antigo – associando à imagem do candidato suas promessas ou referências ao que ele fez.

Na lista dos valores para configurar critérios que possam ser alavancas de juízos adequados na escolha, incluem-se:

• O respeito à vida em todas as suas etapas, desde a fecundação até o declínio natural,

• O compromisso com a democracia,

• O respeito à liberdade de imprensa,

• O olhar e compreensão do pobre como sujeito e não como simples destinatário - incluindo a discussão sobre religião e a laicidade do Estado.

Nessa direção os católicos precisam se posicionar mais clara e diretamente nas suas escolhas para usufruir do seu direito, por diálogo e intercâmbio, de contar com governantes e parlamentares capazes de pautar suas ações pelos valores do Evangelho e na fidelidade a princípios e valores, não simplesmente a interesses que possam abrir caminhos a negociações espúrias. Os católicos, no exercício de sua cidadania, como outros, todos, têm o desafio de fazer a diferença pela força de escolher quem merece seu voto. Este desafio e embate devem ser enfrentados com fé e coragem.

Dom Walmor Oliveira de Azevedo

Leia o artigo completo.

Comunidade Obra de Maria São Paulo do Potengi - RN

Nenhum comentário: